O STRESS NÃO É O PROBLEMA E SIM O INDICADOR DELE

By | 14.12.13 Deixe um comentário
Muito se fala em gerenciamento de stress e tem muita gente especializada ganhando um bom dinheiro dando cursos e palestras de gerenciamento de stress.
Stress é a manifestação fisiológica da existência de um conflito.
Conflito em si não é bom nem ruim e sim um evento a ser melhor compreendido.
Combater um conflito é chover no molhado.  O mais do mesmo só piora a situação original quando ela é estressante. Não há nada para combater a não ser a própria guerra. A solução não é o mais do mesmo ou o antagonismo. Você precisa compreender o conflito antes que ele tome conta de sua vida.
Em interação humana procuramos compreender processos e utilizar os sinais de disfunção deles.  O quanto mais cedo puder perceber o que pode acontecer e testar se isso realmente pode acontecer, melhor. Antes mesmo de entrar em conflito aberto e correr riscos desnecessários.
Compreender não é simplesmente entender. Esse é um equívoco muito comum. Uma pessoa pode ser boa entendedora, um excelente professor e palestrante a respeito de um tema, mas não saber fazer nada a respeito em situações práticas, caso a caso. Nossa educação e cultura são pródigas em nos oferecer entendimento, mas não tem ensejado a compreensão de problemas e a abertura para as possíveis soluções. Entender é verbal e compreender é prático: você imagina e é capaz de fazer algo a respeito.
Para entender o que se passa basta que alguém explique. Agora, para compreender, você precisa experimentar-se interagindo com a situação e depois perceber-se de fora. Ao interagir associado e dissociado de uma situação prática, suas funções mentais e físicas despertam e você começa a perceber detalhes que  antes não percebia e então agir com antes não agia.  
Examinar uma situação estressante é um desafio para quem já está estressado. Não se pode resolver um problema metido nele.  Estar metido nele faz com que as pessoas hostilizem as reações que ele desperta, aumentando automaticamente a intensidade delas. Como nas reações autoimunes, o organismo reage de uma forma nada ecológica àquilo que o perturba , ficando ainda mais perturbado.  Não é o único mecanismo reativo do organismo. Distrair-se do que acontece, por outro lado é o mesmo que deixar de reparar na gravidade dos fatos. É o que acontece quando o organismo não repara que existem células reproduzindo-se de forma anormal e podem virar tecidos confusos capazes de destruir a sua própria integridade. Uma mente pouco atenta, pressionada pelo estresse, também não percebe o que se passa no meio interno e externo e deixa passar situações. Com o tempo podem ficar irreparáveis.
Nem antagonizar nem fazer de conta que os sintomas e sinais de stress não existem. Simplesmente interaja com eles. Eles são aliados e não inimigos. O que é verdadeiramente o inimigo é a reação negativa que temos em relação a ele, exagerando sua intensidade então desrespeitando o seu valor.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: