COMO FICA O TREINAMENTO COM A ABORDAGEM INTERATIVA?

By | 14.12.13 Deixe um comentário
    A realidade atual e futura é muito mais interativa e mutável de momento a momento do que em épocas passadas, requerendo muito mais flexibilidade de parte de todos nós seres humanos. 
   O grande desafio é que a maioria das pessoas não sabe definir com a devida consistência e clareza especificamente o que quer, como, quando, onde e com quem, e busca uma receita pronta ao invés de interagir para saber por conta própria a cada momento.
   Para isso não existem receitas prontas e sim o desenvolvimento continuado das nossas capacidades para interagir e mudar. Cada caso é um caso. 

    Caso a caso vale para indivíduos e grupos. 



    Em que consiste o atendimento interativo?
       

A diferença com a metodologia tradicional é óbvia: não nos propomos a dar a "matéria" de cursos, e sim criar ambientes interativos nos quais os clientes ou alunos têm a oportunidade de situar o que quer e como, sendo acompanhado de maneira específica, caso a caso. 
O atendimento se constrói de forma individualizada e compartilhada. Isso só acontece com muita interação, não só entre facilitador e participantes como - e isso é decisivo - entre os próprios participantes entre si.
 Nossa missão é o oferecer as melhores possibilidades ao outro para ele ir ao encontro do seu resultados sabendo o que efetivamente lhe serve ou não. Nosso trabalho é oferecer caminhos e não encontrar as soluções para as pessoas. Elas, sabendo o caminho, aí sim, entrarão suas próprias soluções. E testarão na sua experiência própria se vale ou não vale, ao longo do tempo e da vida.

O pressuposto da interatividade faz com que não haja um programa preestabelecido de o que fazer e como fazer. 
O que temos é uma pauta e pontos norteadores que podem ser redefinidos ao longo do tempo. É diferente do modo não interativo tradicionalmente apresentado como uma pauta pré-definida com o cliente como um contrato com cláusulas a serem cumpridas, as etapas, e os resultados. Essa forma nos parece artificialmente predefinida. Pode parecer natural para uma tarefa de engenharia, mas não para a construção de uma relação humana efetiva.

Como fica isso na prática?

São oferecidos exemplos de situações interessantes e como as pessoas lidaram com elas ao longo do tempo. Isso só serve como referência inicial. 



    Você aprende a interagir consigo mesmo, num primeiro momento e então a interagir com outros. 
  Com o tempo é possível torna-se um facilitador utilizando essa metodologia. Aí já é outra etapa. 
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