É tão difícil dar a devida atenção ao que acontece enquanto acontece?

By | 4.2.16 Deixe um comentário
O que é real acontece agora, nesse exato momento. Antes, são expectativas e depois, recordações. A compreensão do que acontece se dá no momento e não antes ou depois. Se você parar para pensar vai deixar de prestar atenção justamente ao que interessa no aqui e agora: o que está se passando na sua vida. É no aqui e agora que ela está acontecendo e onde está a sua verdade.

A maior parte do tempo não percebemos o aqui e o agora. Planejamos e realizamos conforme o que foi planejado como alguém que dirige olhando pelo espelho retrovisor ou para a próxima curva que ainda não está no horizonte. Muitos conflitos perderiam o sentido se as partes em embate se desapegassem do passado e de um futuro preconcebido, percebendo juntos, o aqui e agora. Mesmo quando terapeutas geniais como Fritz Perls dão ênfase para o tempo presente e para o todo, a “Gestalt”, isso é trazido como algo relativo a doenças e terapias de indivíduos. De fato, concentrar-se no agora tem efeito curativo para diferentes formas de conflito.

Mas cabe a pergunta: por que motivo é tão difícil para as pessoas darem a devida atenção ao que lhes acontece enquanto lhes acontece? Por que geralmente as pessoas compreendem depois que o conflito já se estabeleceu?  Depois do leite derramando não há como bebê-lo.

 Pulse
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: