Eu, Tu, Ele Nós e Eles. Uma rede de interações.

By | 13.4.16 Deixe um comentário
Elementos para a Prática do Diálogo. 

Sergio Spritzer , abril de 2016. 

Auto e Hetero-percepção.

Imagine um conflito no qual uma das partes acha que a tarefa ou relacionamento está bem e a outra acha que está mal. Isso pode acontecer desde uma conversa de casal até uma reunião de planejamento, realização de ações ou durante a avaliação de resultados. Se tratando de uma tarefa ou de um funcionamento objetivo é fácil determinar quem tem razão e como lidar. Mas ao tratar de relacionamentos humanos a razão está no que interessa em comum. É preciso tratar disso em conjunto através de práticas de conversação. 

Eu percebo a mim e a você desde a minha experiência. É a minha experiência da nossa realidade. Avalio a forma como nos relacionamos de acordo com minhas intenções e expectativas. Você faz o mesmo desde a sua experiência. 

Por mais que eu examine e acredite saber a respeito de minha relação com você é a minha percepção e não a sua. Vale para mim e não deve valer para você, pois você tem a sua percepção da nossa relação. 

Via de regra as pessoas entram em conflito por não deixarem evidentes uma para as outras o que realmente interessa em comum.


A percepção do que está acontecendo entre elas não é a de uma ou a de outra e muito menos a soma das partes. A percepção de conjunto é construída para ser de conjunto. 

Dito de outra forma, temos a minha forma de pensar e perceber, a sua e a nossa, que não é a minha nem a sua. 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: