Atenção descentrada e concentrada

By | 24.7.14 Deixe um comentário

Em português aprendemos a distinguir o sujeito e o objeto da frase. No pensamento também distinguimos quem faz do que ele faz. São processos bem diferentes. Quando você presta atenção a si agindo de certa forma o centro da atenção é você. Não o que faz. Poderia dar atenção ao outro ou ao que ele pretende ou quer com você.

Quando alguém está com medo de expressar-se em público é muito frequente que o seu eu esteja pouco atento ao que realmente intenciona ou pretende expressar e a energia se concentra nas expectativas dos outros: o que eles querem ouvir, ver ou sentir. A energia do eu é desviada para o outro e se concentra nele. 

Uma atenção descentrada do objeto e também do sujeito permite examinar a relação entre sujeito e objeto, eu permitindo abordá-los de forma inclusiva. Essa forma de atenção descentrada e inclusiva é diferente da atenção centrada no eu, no que eu faço e no outro. 

A concentração capta a energia para uma das partes em interação: o eu, o eu mesmo, o outro, ele mesmo, o ambiente relacional. Todos esses são componentes de uma rede relacional que precisa ser percebida de maneira unificada. Como uma unidade. A percepção do processo relacional como uma unidade de atenção e percepção só pode ser efetivada quando nos colocamos com uma atenção descentrada e desfocada. Uma forma ampliada de atenção. Quando ela acontece não julgamos ou interpretamos a realidade; simplesmente a percebemos enquanto ela acontece.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: