ALÉM DAS PALAVRAS E ANTES DELAS

By | 14.12.13 Deixe um comentário
"O mapa não é o território, mas serve para nos orientar nele." Korzibsky 1933.
Em seu famoso livro: "Science and Sanity" (1933), Korzibsky afirma que o progresso humano é, em grande parte, resultado do seu sistema nervoso mais flexível, que é capaz de formar ou usar representações simbólicas, ou mapas. A linguagem, por exemplo, é um tipo de mapa ou modelo do mundo que nos permite resumir ou generalizar nossas experiências, passá-las para os outros, poupando-os de fazerem os mesmos erros ou reinventar o que já foi descoberto. Entretanto a linguagem não é a única forma de representação da realidade.
Korzybski acreditava que para escapar das limitações da linguagem diária de alguém, as pessoas necessitavam de novas maneiras de "pensar". Ele defendia o 'pensar' em modalidades não linguísticas, tal como usar imagens visuais.
Reconhecer as diferentes ordens de abstração também incluíam distinções entre (a) descrições das experiências e (b) inferências (conclusões tiradas de nossas experiências e descrições); e entre descrições sobre descrições, inferências baseadas em inferências, sentimentos sobre sentimentos (sensações sobre outras sensações), e entre as abstrações de uma pessoa e as abstrações de outra pessoa, etc.
O propósito das distinções de Korzybski era encorajar as pessoas a retardarem suas reações imediatas enquanto elas procuravam as características únicas das interpretações da situação e as alternativas. Em outras palavras, ele estava tentando unir métodos científicos com "sanidade." Para ele, havia uma diferença entre ambos...
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: