A CONSTRUÇÃO DE UM COLETIVO INTELIGENTE

By | 14.12.13 Deixe um comentário
“Por que você não faz como todo mundo?”; “Seu rendimento está fora da média”; “Vamos ter que chamar seus pais”; “O que todo mundo quer ler, ouvir e falar?”; “O que todo mundo quer do governo?”; “Todo mundo” pode fazer as bolsas subirem ou descerem; um governo continuar ou ser deposto pela “opinião pública”. 
As estatísticas ditam como todo mundo deve alimentar-se, fazer atividades físicas, comportar-se no amor e no trabalho. Sou um “bom” pai? Um “bom” marido, um “bom” trabalhador? Um “bom” amante (como todo mundo)?. A sugestão subliminar é: fique na média ou a supere. Aí será melhor que “todo mundo”. Esse tal de “Todo Mundo” é a referência para sua vida. Como ele é construído? Através de uma escala estatística. Fazem-se campeonatos para saber quem é o melhor que “Todo Mundo”.
A Comunicação de Massas é essencialmente não interativa. Muitas discussões sobre assuntos polêmicos não são processos relacionais de comunicação, quando o jogo pelo poder de quem tem "a" razão predomina em relação ao propósito mais importante que é o de resolver um problema da melhor forma.
A diferença entre uma massa crítica e uma esmagadora maioria é a interação voltada para a experimentação, observação e reflexão: a massa crítica constrói e compartilha suas crenças, valores, projetos e resultados. A esmagadora maioria apenas segue a manada como gado, induzida a agir sem saber muito bem porque, atropelando tudo e todos que encontram pelo caminho, sem perceber. Por isso é esmagadora de si mesma, além de esmagar os demais grupos.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: