DA CONVERSAÇÃO AO DIÁLOGO. SEM DISCUSSÕES.

By | 3.9.13 Deixe um comentário
O termo conversação tem uma infinidade de sentidos. "Preciso ter um boa conversa com você" ;  "precisamos dialogar" ou ainda "discutir" a relação.
Têm sentidos diferentes.
Discutir evoca impressão de conflito. Ao contrário de Dialogo, cujo sentido evoca a intenção de um entendimento. Por exemplo  "Conversamos mas não nos entendemos pois não há dialogo". Conversar, é neutro. 

Diálogo e Conversação são palavras usadas muitas vezes como sinônimos. E não são. Se nos ativermos a etimologia da palavra, ou o que ela sugere, é útil diferenciar a conversação enquanto intercâmbios de experiências e dialogo como uma situação de comunicação que busca examinar possibilidades.

A etimologia do termo diálogo ("dia+logos") implica na pretensão de examinar algo para chegar a um compartilhamento. Ela, a conversação pode funcionar como um meio para atingir um fim: a prática dialógica. Note como a pratica dialógica é bem mais sistemática e votada para a construção de realidades compartilhadas do que a conversação.

Iniciar uma conversa é uma situação bem mais complexa que parece. As pessoas oferecem temas, chamam a atenção das outras para algo que está acontecendo como argumento para "puxar" uma conversa. A conversa permite que as partes se apresentem e se conheçam.  Desse conhecimento pode derivar um bom dialogo aproximando-as ou uma discussão, distanciando-as.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: