Modelagem: Assim como o conceito de Rapport é interativo, relacional, o mesmo acontece com a modelagem. Modelar é diferente de copiar ou moldar. Outro equívoco comum do conceito de modelagem adotado em comunicação efetiva é tomar uma pessoa ou grupo como sendo o representante da excelência numa certo campo de vida tratar de pensar exatamente como ele pensa, fazer como ele faz sem levar em conta que o modelador está usando nesse momento um modelo de mundo, o seu, para modelar o do outro.
A modelagem de atitudes valores e crenças implica em interagir com nosso semelhantes e não tem a mesma lógica da aprendizagem instrumental: a de aprender a fazer calçados acompanhando um sapateiro, fazer pão acompanhando um padeiro. Quanto mais fiel ao original, melhor. Essa é a característica da comunicação humana instrumental, aquela que lida com coisas físicas e mentais. Por exemplo, um pensamento pode ser tratado como uma coisa intelectual. Entretanto o que eu penso, aqui e agora nesse momento, não, pois tem um sujeito que pensa isso e se dirigi a um outro .
Quando um ser humano modela jeitos de falar andar, pensar de outros familiares, amigos, etc. ele se diferencia como singular nesse processo. Se estiver modelando como se faz um sapato, vai interessar que o resultante seja um sapato idêntico ao original. A sua singularidade não está em jogo. E quando está, é relativamente a singularidade de outros.
0 comentários: