COMUNICAR-SE É TROCAR IDEIAS?

By | 3.12.13 Deixe um comentário

Quando acompanho reuniões percebo como as pessoas simplesmente esquecem que estão em comunicação. Acreditam que estão transmitindo e captando diretamente a ideia uns dos outros como se elas tivessem vida própria. Ideias não tem vida própria. Elas são abstrações criadas pela nossa atividade mental. Para a gente “pensar” e “transmitir ideias” é preciso dar-se conta de como captamos informações por diferentes canais sensoriais, sentimos a si mesmo fisicamente e emocionalmente e isso tudo ainda é representado (re-apresentado) mentalmente. A crença na existência de um pensamento e na transmissão de ideias sem passar pela análise da comunicação tem levado a confusões extraordinárias. 
Pessoas agem e reagem através da comunicação verbal, visceral/emocional e corporal acreditando que “só transmitindo” ideias uns aos outros.  Tal como na fabula do Rei que contratou alfaiates fazendo-o acreditar que estava usando um traje especial quando na realidade estava nu, a maior parte de nós simplesmente ignora que está mergulhado em comunicação. Iludimo-nos acreditando que interagimos diretamente uns com os pensamentos dos outros. 
Muitas vezes nos comportamos como automatos, reproduzindo comportamentos acreditando que estamos "interagindo com ideias" sem perceber o sentido do que expressamos  ou compreendemos.
Ai entra a comuncação dialógica. Esse é o nosso trabalho.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: